3 lições para aprender com o seriado Chaves

31 ago
Categorias: Variedades

3 lições para aprender com o seriado Chaves

O seriado Chaves é um dos clássicos da televisão, a narrativa da história trata do menino que mora em uma vila com outras famílias e as atividades do seu cotidiano. O convívio entre eles tem lá suas tribulações, mas ao final de cada episódio os conflitos são resolvidos.
Temos muito a aprender com as situações que aparecem na vizinhança desse seriado, mas neste artigo listaremos apenas três:

1 – O modo de vida colaborativo
Os moradores da vila vivem dividindo os espaços comuns, e é muito importante que essas áreas sejam planejadas para atender as necessidades de todos e que cada morador ajude na conservação da mesma. Essa é a essência do cohousing, tipo de moradia que valoriza muito essa interação entre os habitantes.

2 – Ter mais empatia pelas pessoas
Por mais que os personagens tenham características muito diferentes e em alguns momentos acabem se desentendendo, a convivência de longa data e o respeito faz com que eles reconheçam quando o vizinho está passando está passando por um momento de dificuldade, ou que algo estranho está acontecendo na vizinhança, o mesmo também acontece em relação aos personagens que frequentam a vila.
A empatia faz com que as pessoas se coloquem no lugar das outras e se disponibilizem a ajudar, isso tende a deixar o convívio em vizinhança mais agradável e diminui a chance de pequenos atritos.

A empatia pelas pessoas

3 – Fazer um planejamento financeiro
Sempre que o Sr. Barriga aparece na vila para fazer as cobranças mensais, é lembrado o atraso de 14 meses de aluguel do Sr. Madruga.
É importante fazer um planejamento financeiro para assumir os custos de um imóvel, para economizar um pouco mais, fazer investimentos e cortar custos imperceptíveis e assim fazer com que as finanças caminhem bem.
Vale lembrar do Sr. Madruga como um aprendizado extra sobre empreendedorismo e persistência, pois a cada episódio ele arruma um novo projeto afim de conseguir quitar suas pendências.

Essas são apenas 3 lições deixadas pelo seriado Chaves, mas dando uma olhada em outros episódios poderemos aprender um pouco mais sobre o convívio em vizinhança, além de dar boas risadas.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>