5 dicas para economizar mais

21 ago
Categorias: Variedades

Seja para comprar ou alugar um imóvel, dar o primeiro passo e assumir financeiramente uma casa requer muito planejamento e foco para economizar e manter as planilhas de custos sempre no verde.

Para que esse passo aconteça é necessário que alguns sacrifícios sejam feitos, mas será em prol de um bem maior, considere aqui 2 cenários: compra ou aluguel do seu novo lar!

Confira abaixo 5 dicas de organização e economia:

5 dicas para organizar as finanças

- O planejamento é seu alicerce
Esta é a hora de jogar com honestidade, tanto com a pessoa que vai dividir as despesas como com si próprio.
Comece uma planilha ou um caderno de anotações financeiras, anote qual a renda atual, dívidas a serem pagas a curto e longo prazo e o principal: quanto poderá ser poupado por mês. Você ganha um bônus se conseguir poupar mais que o esperado. Alimente essas anotações semanalmente para que no fim do mês os cálculos possam bater certinho.

- Foque em prioridades
Quando falamos que alguns sacrifícios serão necessários nesta nova etapa, significa abrir mão de alguns passeios ou regalias. Mas isso não é definitivo (e aqui entra a recompensa do seu bônus por ter conseguido poupar mais no mês passado).
É importante manter um equilíbrio, por exemplo, se no feriado prolongado deste mês houve uma viagem para uma chácara, no próximo feriado o melhor a se fazer é optar por uma caminhada a tarde para curtir o Pôr do sol no parque do bairro mesmo. Foque em economizar.

- Faça suas economias renderem
Se você possui algum conhecimento em aplicações bancárias, este seria um bom momento para conversar com o gerente da sua conta e se aprofundar no assunto sobre os investimentos de baixo risco. Caso prefira seguir por outro caminho, abra uma poupança para depositar o dinheiro que conseguir economizar, o rendimento dela será um pouco mais de 0,5% ao mês.

Faça suas economias renderem

- Corte custos imperceptíveis
Nesta categoria estão os cartões de loja que usamos para ganhar desconto na primeira compra e depois esquecemos dentro de alguma gaveta ou até mesmo os cartões de crédito, que cobram mensalmente anuidade e seguros. Tente concentrar seu orçamento apenas em uma fatura, de preferência sem altas taxas de anuidade.
Aproveite para conhecer melhor os benefícios do seu cartão em outros setores (como planos de seguro residencial, desconto em comércios conveniados ou pacote de milhas) e analise como isso pode te ajudar a economizar.

-  Pontualidade é sinônimo de economia
Às vezes perdemos a data de vencimento de algumas contas, principalmente aquelas que mesmo vencidas ainda conseguimos pagar sem sair de casa, mas isso não nos isenta dos juros.
Separe um dia que seja próximo aos vencimentos e pague todas as contas, estar com elas em dia evita que seja preciso gastar o dinheiro destinado a poupança com os juros desnecessários.

Gostou deste post? Se você souber de mais alguma dica para economizar conta pra gente nos comentários :)

 

 

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>