Como investir o aluguel do seu imóvel

06 fev
Categorias: Mercado Imobiliário

Ter um imóvel pra alugar significa ter em mãos uma fonte de renda. Você pode multiplicar esses valores aplicando em diversos tipos de investimento, seja pra criar um fundo de reserva ou pra realizar algum sonho no futuro, como uma viagem, por exemplo. Basta saber como investir.

Dicas da especialista em finanças pessoais Carol Sandler, fundadora do site Finanças Femininas.

Foto-de-nattanan23

Investimentos mais conservadores

“Aplicar no Tesouro Direto pode ser uma excelente alternativa. Com os títulos Tesouro IPCA+, você garante uma rentabilidade real, com ganhos acima da inflação. Já no Tesouro Selic, o seu dinheiro acompanha o rendimento da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia”, orienta a especialista.

Pra quem tem um horizonte de investimento maior

“As LCIs (Letra de Crédito Imobiliário) são uma boa opção. A vantagem da LCI é que não há cobrança de Imposto de Renda (IR). Mas você não consegue sacar o valor investido antes de seis meses ou mesmo um ano. Por isso, você precisa garantir que não aplica todo o seu patrimônio neste tipo de papel, pois se tiver uma emergência, fica sem liquidez”, alerta Carol.

Como investir na aposentadoria

“Neste caso, vale a pena pesquisar um bom fundo de Previdência Privada. No PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), você conta com o benefício fiscal e pode abater da sua declaração do IR um valor investido no fundo que seja equivalente a até 12% da sua renda anual bruta. Por outro lado, com um VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), você só tem cobrança de IR sobre os rendimentos, e não sobre o valor total aplicado. O PGBL é recomendado para quem faz a declaração completa do IR e o VGBL, para quem faz a simples”, recomenda a jornalista.

Quantia investida

“Tanto o Tesouro Direto quanto Previdência Privada são alternativas acessíveis. Você consegue aplicar nos dois tipos de investimentos com valores a partir de R$ 30. Já a LCI costuma ter um valor mínimo inicial maior, na ordem de R$ 5.000. Caso você não tenha acesso a este tipo de papel, pode também pesquisar um bom CDB (Certificado de Depósito Bancário). Mas preste atenção, pois os CDBs, ao contrário das LCIs, têm cobrança de IR” esclarece a especialista.

Sobre Carol Sandler

Carol é jornalista formada pela PUC-SP e com curso de Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Ela é autora do livro “Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana.

Ela tem mais de 140 mil seguidores no Facebook e outros 82 mil no Instagram. Carol conta, também, com mais de 52 mil inscritos em seu canal no Youtube, onde publica pelo menos dois vídeos por semana, com dicas sobre finanças pessoais.


Agora que você já sabe como investir o aluguel que recebe, já dá pra começar a pensar em multiplicar o seu dinheiro?

Fonte: QuintoAndar
Foto: nattanan23

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>